domingo, 17 de junho de 2012

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA

Conceito:

A Sociologia é um ramo da Ciências Sociais que tem o objetivo de estudar a sociedade.

Importância do estudo da Sociologia:

A disciplina ajuda a formar um cidadão crítico, capaz de analisar a sociedade em que vive e decidir o que deve permanecer e o que deve ser transformado.

História da Sociologia


Período:

A Sociologia surgiu entre o final do século XVIII e o início do século XIX


Fatores que possibilitaram o desenvolvimento da Sociologia:


Intelectual - A Sociologia surgiu no contexto do Iluminismo, movimento intelectual que alterou a forma de pensar, favorecendo o desenvolvimento das Ciências Humanas.
Socioeconômico - A Sociologia surgiu no contexto da Revolução Industrial, que possibilitou o desenvolvimento do capitalismo. Essa revolução promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico e uma crise social, visto que apenas a minoria tinha acesso aos bens necessários à sobrevivência e a grande maioria era explorada e não tinha acesso a esses bens. Essas transformações sociais geraram a necessidade de fundar uma ciência capaz de explicá-las.

Precursores:


Os precursores da Sociologia foram: Claude-Henri de Rovroy (Conde de Saint-Simon) , Isidore Auguste Marie François Xavier de Comte e Émile Durkheim.

Claude Henri de Saint-Simon (1760-1825)


Nasceu numa família aristocrata da França, mas sempre cultivou um espírito revolucionário. Seguiu carreira militar e participou da Guerra de Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa ao lado dos revolucionários.
Dedicou-se também à produção do conhecimento científico. Afirmava que a sociedade estava em crise e que para restaurar a ordem era necessário criar uma ciência que descobrisse as leis do desenvolvimento social que indicassem o caminho para o progresso. Essa ciência deveria ser a Física Social.
Através de seus estudos chegou à conclusão de que a elite científica e a industrial deveriam dirigir o desenvolvimento social, criando normas de conduta que atenuasse os conflitos entre as classes sociais e permitisse o aumento da produção e a melhoria das condições dos trabalhadores.

Auguste Comte (1798-1857)


Influenciado por Saint-Simon, também acreditava na necessidade de uma ciência que descobrisse as leis do desenvolvimento social e conduzisse a humanidade ao progresso. Denominou essa ciência de Sociologia.
A partir da observação da sociedade, Comte desenvolveu a lei dos três estados, segundo a qual o progresso humano ocorre através da sucessão de três estados: o teológico (no qual o homem busca explicações sobrenaturais), o metafísico (no qual o homem busca explicações em entidades abstratas) e o positivo ou científico (no qual o homem através da observação e experimentação estabelece as leis que regulam a sociedade). Esse último estado seria o mais desenvolvido.
Além da lei dos três estados desenvolveu uma Classificação das Ciências. Observou que as ciências se desenvolvem das mais simples para as mais complexas, na seguinte ordem: Matemática, Astronomia., Física, Química, Biologia e Sociologia. Para ele, as ciências mais complexas precisam das mais simples.
Do mesmo modo que Saint-Simon, Comte acreditava que a elite científica e industrial deveria conduzir a humanidade ao progresso.


Émile Durkheim (1858-1914)


Assim como Saint-Simon e Comte, Durkheim se preocupava com o desregramento da sociedade e considerava que a Sociologia era a ciência adequada para promover o desenvolvimento social. Contribuiu incessantemente para o desenvolvimento desta ciência, definindo como seu objeto de estudo o fato social, caracterizado como modos de sentir, pensar e agir, que se caracterizam pela exterioridade, coercitividade e generalidade. Para ele, o fato social deve ser entendido como uma coisa suscetível à análise através dos métodos utilizados pelas Ciências Naturais como a observação e a experimentação e o da comparação.
Segundo Durkheim, a sociedade estava desintegrada e apenas a Sociologia poderia promover a integração social.

Disciplina:

Na Europa, a disciplina Sociologia foi introduzida no currículo do ensino médio e depois no do superior. No Brasil, a Sociologia foi lecionada no Colégio Pedro II, a partir de 1925, e posteriormente, em 1933, foi introduzida na grade curricular da Escola Livre de Sociologia e Política. Em 1934, passou a ser ensinada na Universidade de São Paulo e, em 1935, na Universidade do Distrito Federal. Na década de 40, período em que Getúlio Vargas governava o país, a disciplina foi retirada do ensino médio e só retornou em 2008 com a aprovação da Lei n. 11.684/2008 pelo Congresso Nacional.

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